sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Características Genéticas


Muitos aspectos da forma do corpo do funcionamento dos órgãos e dos comportamento dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem conosco.
cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas de um ser a outro.
Os descendentes de indivíduos de uma espécie pertencem sempre a essa mesma espécie. Contudo, entre indivíduos de uma espécie é possível observar uma vasta gama de variações o que confere à vida uma enorme diversidade. Também na espécie humana existem diversas características que nos diferenciam uns dos outros.

Fonte:Livro de Biologia

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Característica Hereditária

 
Uma característica hereditária ocorre quando os genes dos pais passam aos filhos de uma geração a outra “carregando” uma determinada propensão a uma doença. Como exemplo, o gene responsável pela Hemofilia, uma doença do sangue que se expressa hereditariamente, ligado ao cromossomo Y, entre os filhos do sexo masculino.
Há possibilidade de algumas exposições (radiação importante, medicações tóxicas ou doenças materno-placentárias) ao feto influenciarem o desenvolvimento fetal normal, alterando a embriogênese no que concerne à formação do coração, como por exemplo, a Síndrome de Rubéola congênita (que se expressa com alteração cardiovascular entre outras). Algumas doenças genéticas têm alta correlação com doenças do coração ou grandes vasos: Síndrome de Down, Doença de Marfan, Síndrome de Williams, etc.
Entretanto, a maioria das más-formações do coração não tem origem bem determinada, mas sugere-se um Aconselhamento Genético, com um médico especialista em Genética, em caso de dúvidas.

Fonte :www.youtube.com ,sóbiologando
 

Doenças Hereditárias

 
As doenças hereditárias são aquelas que são transmitidas de pais para filhos, ou seja, de uma geração para a seguinte através dos genes herdados dos progenitores ou como consequência de alterações a nível dos cromossomas. Como exemplos conhecidos deste tipo de patologias temos a Hemofilia, a Fenilcetonúria, a Anemia Falciforme e a Talassemia, entre muitas outras.
.
 
Fonte :www.Youtube.com,sóbiologia.

Hereditariedade

Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do individuo que o tornam um ser diferente de todos os outros,assim fazendo que os filhos tenham características de seus pais.

Fonte : Youtube e sóbiologando

Genética

Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.1 O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson2 numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
Já no tempo da pré-história os agricultores, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas para melhorar suas espécies. Atualmente é a genética que proporciona as ferramentas necessárias para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interacções genéticas. No interior dos organismos, a informação genética está normalmente contida nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molécula de DNA o que diminui bastante o tempo de espera no cruzamento das espécies.



Fonte :www.youtube.com  

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vídeo Aula: Evolução das Ideias sobre Herança Biológica e Conceitos Bási...





fonte:://www.youtube.com/

''As ideias de mendel''

Mendel, diferente do que muitos pensam, não foi o primeiro a estudar as questões de herança em relação à formação de híbridos, entretanto, seu modelo de pesquisa apresentou, pela escolha correta da planta, pela própria organização e criteriosa seleção feita por Mendel, os objetivos finais por ele esperado.
Nascido de pais trabalhadores do campo, Mendel iniciou sua vida religiosa aos 21 anos, quando ingressou no Convento da Ordem dos Agostinianos em Brno, o que permitiu a ele, além de continuar seus estudos, desenvolver posteriormente suas teorias. Foi neste momento de sua vida que o jovem Johann Mendel passou a ser chamado de Gregor Mendel.
Após sua ordenação em 1847, Mendel passou a assumir atribuições pastorais, entretanto, tinha maiores afinidades para o ensino e tentou, sem êxito, o reconhecimento do estado para poder lecionar. Em razão desse desejo, em 1851, Mendel se mudou para Viena a fim de estudar na Universidade local, para se qualificar nas áreas de matemática e biologia, retornando posteriormente a Brno, em 1854, para retomar suas funções e novamente buscar aprovação no exame de qualificação.
Infelizmente para Mendel, novamente seu intento não obteve êxito. Segundo alguns historiadores, a reprovação se deu em virtude da divergência entre as ideias de Mendel e as de um examinador com relação à reprodução sexuada em plantas. Precisa dizer quem estava certo? Mendel, é claro! Suas ideias eram tão avançadas para época que não eram compreendidas.
Entretanto, essa aparente derrota proporcionou a ele tempo para promover suas ideias. Baseado nos estudos e métodos de pesquisa aprendidos na Universidade, Mendel realizou pesquisas com um nível estatístico elevado e com um nível de exatidão que só poderia ser atestado com o advento de tecnologias modernas.
O trabalho de Mendel obteve sucesso graças a vários fatores, entre eles podemos destacar:
- O uso de plantas com características que favoreciam a realização de cruzamentos e a produção de indivíduos “puros”, além de poderem ser plantadas em pouco espaço com a produção de indivíduos com muitas variedades de características. A planta escolhida por Mendel foi uma espécie de ervilha do gênero Pisum.

Pisium sativum (ervilha de cheiro)
- O método de estudo e obtenção de espécies puras através da seleção e promoção de retrocruzamentos permitiu que Mendel observasse determinadas frequências que ocorriam e que por ele foram brilhantemente observadas e “traduzidas”


 **fonte:www.mundoeducacao.com/biologia/gregor-mendel.htm

Dica de Biologia* - 1ª Lei de Mendel - Oficina do Estudante cursinho ves...




  


 fonte:youtube.com

Probabilidade e Genética


O que levou Mendel a descobrir o caso das Ervilhas ....

Mendel cultivou ervilhas por muitos anos no jardim do mosteiro de Santo Tomás, em Altbrünn (atual Brno), na Eslováquia; e notou que elas diferiam entre si por certas características bem definidas. Algumas plantas eram baixas, enquanto outras eram altas. Umas possuíam sementes amarelas e outras possuíam sementes verdes. Umas tinham sementes lisas e outras sementes rugosas.
Um dos fatores do sucesso de Mendel estava no fato de que as características de um tipo de ervilha eram mantidas, geração após geração, porque a ervilha apresenta auto-fecundação, devido à anatomia de sua flor.
 
- Abaixo você verá uma breve história de como tudo começou ...
 
 
Fonte:aprendaki.webcindario.com/textos/genetica1.htm
 

Cruzamentos das Ervilhas



***Google Imagens.


O Trabalho de Mendel

Mendel foi um grande Monge,que deu um um grande passo a descoberta da Hereditariedade devido aos cruzamentos testes feito com ervilhas.Ele escolheu a Ervilha porque ela é uma planta que se reproduz por autofecundação.
Abaixo você verá os fatores dos cruzamentos das ervilhas rugosas e lisas :

 
  Planta rugosa (pura)
        Fatores : .......aa........
   Planta lisa (pura)
          Fatores :  .....AA.......
Gametas  produzidos
  Gameta  masculino
Fator : .......a......
   Gameta feminino
 Fator : ......a......
  Gameta masculino
 Fator : ........A........
  Gameta feminino
 Fator : .......A.........
 
           Planta lisa híbrida
 
 
                               Fatores : Aa
 
 
                       Planta lisa( híbrida)
                        Fatores : .....Aa.....
 
Gametas produzidos
  Gameta masculino
                Fator :  ...A...  ou  ...a....
Gameta feminino
                                     Fator : ...A...  ou   ...a.....
 

 

 Se transportarmos esses GAMETAS para uma tabela , poderemos descobrir como serão os descendentes.

 

                                            Gametas da Planta 2 →
 ↓ Gametas da Planta 1
     A
      a
                                        A
     AA
    Aa
                           a
      Aa
    aa

** Adaptção do Caderno do Aluno de Biologia do 2° Colegial

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Gregor Mendel - O Pai da Genética

            
Gregor Mendel,o Pai da Genética,foi um grande Monge que descobriu a Hereditariedade,graças ao seus cruzamentos testes feito com Ervilhas.
 
Fonte : www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel.php

Cromossomo

    O cromossomo é uma estrutura organizada de DNA e proteína que é encontrada nas células.
    

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

RNA

 
O RNA, ou ácido ribonucleico, é uma molécula em cadeia simples, apresentando uma estrutura primária semelhante à do DNA.
 
Fonte :www.e-escola.pt › ... › Ácidos nucleicos
 

DNA

  
 
O DNA é um aglomerado de moléculas que contém material genético. Esse material é determinante para o bom funcionamento dos seres vivos e da formação das características físicas.
 
Fonte :biologia-molecular.info/mos/view/dna